28 de ago. de 2016

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

21 a 28 de agosto de 2016. Tema: “ O Futuro se faz com a conscientização das Diferenças ”. No período de 21 a 28 de agosto de 2016, comemoramos em todo o Brasil a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com uma proposta ampla de discussão sobre o tema “O Futuro se faz com a conscientização das Diferenças”. Quando falamos de diferenças queremos lembrar que todos nós somos diferentes, cada um dentro de suas particularidades, todos queremos ser amados, respeitados, valorizados, fazer parte desta sociedade, fazer escolhas ...

A pessoa com deficiência intelectual e múltipla faz parte deste universo e muitas vezes esquecemos que cada um tem o seu jeito de ser e viver e não respeitamos os que não pensam como a gente, tem dificuldade intelectual, opiniões divergentes, ou não produzem de acordo com um padrão definido em sociedade. De acordo com Lopes (2005, p. 189) ressalta que: […] a diferença entre pessoas, povos e nações é saudável e enriquecedora; que é preciso valorizá-la para garantir a democracia que, entre outros, significa respeito pelas pessoas e nações tais como são com suas características próprias e individualizadoras; que buscar soluções e fazê-las vigorar é uma questão de direitos humanos e cidadania.

A luta pelo direito à diferença acompanha a história da humanidade, e se faz presente nos movimentos que confrontam o poder existente nas diversas instâncias sociais, cujos padrões estabelecidos em termos de homem ideal, opções políticas, religiosas, de arte e cultura desconsideram o direito de ser diferente como um direito humano, na tentativa de estatuir o que é conveniente à hegemonia dominante […]. Dessa forma, destacar a diferença como assunto temático da Semana da Pessoa com Deficiência é também, reconhecer que as pessoas com deficiência são diferentes , assim como todas as pessoas sem deficiência o são. 
NOSSOS ALUNOS - APAE DE COLORADO DO OESTE COMEMORANDO A SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

                     PASSEIO NO TIRO DE GUERRA




















Nenhum comentário:

Postar um comentário